De 13 a 15 de fevereiro de 2025, será realizado pelo Memorial das Ligas e Lutas Camponesas o Festival da Memória Camponesa, em celebração ao centenário de Elizabeth Teixeira. A celebração cultural e política conta com marcha, exposição e feira e acontece em Sapé (PB).
Elizabeth Teixeira é memória viva da história das Ligas Camponesas no estado da Paraíba. Desde a morte de seu companheiro, João Pedro Teixeira, militante das Ligas Camponesas e fundador da Liga de Sapé (PB), ela passou a ser a identidade e a força para a trajetória de milhares de famílias camponesas que luta, por respeito, direitos garantidos e uma vida digna.
O SINTEFPB se junta aos demais companheiros (as) e convoca toda sua base para esta celebração que reflete a importância de preservar e honrar a memória e o legado de uma das maiores líderes camponesas do Brasil, principalmente nesse momento de ataque à luta de trabalhadores(as) do campo, como a exemplo do ocorrido no assentamento Olga Benário, município de Tremembé/SP, que vitimou os assentados Valdir Nascimento e Gleison Barbosa. O SINTEFPB reafirma o compromisso que temos com a história de todos(as) os (as) trabalhadores(as) desse país, estejam esses no campo ou na cidade.
Vivemos sob uma ofensiva da extrema direita, operando numa tentativa de revisionismo histórico sobre as mais importantes lideranças da luta da classe trabalhadora. Como um sindicato da área da educação, precisamos reforçar que o Festival da Memória Camponesa não é apenas uma celebração do passado, mas uma oportunidade para fortalecer o compromisso com a reforma agrária e a justiça social. Provocar a classe trabalhadora a continuar a luta pela terra, pela educação e pela dignidade de homens e mulheres do campo, e a pensar a Luta como uma tarefa coletiva, que exige memória, organização e persistência.
A programação detalhada você encontra nas redes sociais do memorial