Na manhã deste sábado (30), o SINTEFPB participou do encerramento do Novembro Negro na mesa “Os Cenários dos NEABIs no IFPB”, no campus João Pessoa. O Novembro Negro, que contou com atividades, palestras, mesas redondas e apresentações culturais e artísticas, foi desenvolvido pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPB) através da coordenação do Prof. João Edson Rufino, com parceria do IFPB e SINTEFPB.
A Coordenadora-Geral do SINTEFPB e ex-coordenadora do NEABI campus Sousa, Milena Beatriz da Silva, integrou a mesa junto com o professor Walter Silva, que é coordenador do NEABI campus Cabedelo/Centro.
“A escola é um espaço plural, diverso e, é só através da educação antirracista, que vamos entender e buscar nosso lugar no mundo; o NEABI é essa importante ferramenta de troca, debate e que impulsiona práticas pedagógicas que objetivam o letramento racial dentro do instituto; é esse núcleo que fura a bolha e ele é também um espaço de vocês, alunos, que precisam lutar e cobrar por essa educação antirracista”, afirmou Milena.
O diálogo com os alunos mostrou a importância dos NEABIs nos institutos federais, especialmente aqui na Paraíba; e os caminhos percorridos para a efetivação, manutenção e fortalecimento desses núcleos tão necessários para a concretização e ampliação de uma Educação Inclusiva, Plural e Antirracista.
“Nada está conquistado, tudo é um processo se fazendo necessário um pouco a cada dia, e é isso que os NEABIs representam, esse movimento de mudança de pensamento, de letramento, de intervenção e ação, e para isso ser maior, vocês alunos, jovens, devem provocar esse debate, é preciso fazer barulho e lutar pela educação antirracista diariamente, não só no Novembro Negro, não só neste espaço”, pontuou Walter.
“Quem tem um sindicato não está sozinho”