O Brasil vive um dos períodos mais decisivos da sua história. O ano eleitoral de 2022 marca a disputa entre o futuro e a concretização de uma distopia sem precedentes. O governo bolsonaro assumiu o comando do país para aprofundar com todas as forças um projeto de morte, fome, miséria e destruição para o povo trabalhador, iniciado pela burguesia brasileira ao interromper o protagonismo progressista de viés social-democrata no país.
Os progressos sociais alcançados sob a liderança do Presidente Lula, preso injustamente para não concorrer nas eleições presidenciais de 2018, e com a instalação de um golpe midático-jurídico-parlamentar contra a Presidenta Dilma e contra democracia brasileira, rapidamente deram lugar ao aumento das desigualdades sociais, à política de privilégio aos já privilegiados, à blindagem dos casos de corrupção, aos negacionismos científico, cultural, histórico, político, eleitoral, demográfico, que levaram milhares de brasileiro à morte, comandados por uma quadrilha blindada pelo poder político-institucional.
É muito fácil comparar o cenário atual com o passado recente, sob a condução dos governos progressistas do Partido dos Trabalhadores, e perceber que já houve ascensão econômica: apelidado de “milagrinho econômico” pela renomada economista Laura de Carvalho, quando o Brasil saiu da 13ª economia do mundo para a 6ª, quando a gasolina era barata e a inflação era controlada, mesmo com o mundo passando pela mais severa crise do capitalismo desde o século XX; ascensão social, quando saiu do mapa da fome, quando atingiu o pleno emprego – sem precisar de reforma trabalhista -, quando expandiu a educação pública federal aos quatro cantos do Brasil; e ascensão democrática, com o incentivo à participação popular nas decisões de governo, com diálogo, com a promoção de liberdades institucionais, inclusive para investigar e punir casos de corrupção.
A disputa eleitoral de 2022, portanto, se dá entre o pior governo da história do país, comandado por Jair Bolsonaro, tendo o degenerado centrão como coparticipante, e o melhor presidente que o Brasil já viu e pôde sentir: Luis Inácio Lula da Silva!
Carregamos a esperança de um futuro digno, humano, democrático e feliz para os jovens, para os trabalhadores, para os povos indígenas, para os povos negros, para as mulheres, para todos os que são oprimidos hoje! Por isso estamos na luta e vamos juntos ELEGER LULA PARA DERROTAR BOLSONARO!
Juntos pelo Brasil: SINTEF-PB presente no ato de pré-campanha do Presidente Lula em Serra Talhada – PE, 21/07/2022.
Princesa Isabel, 22 de Julho de 2022.
Erickson Melo de Albuquerque
SINTEF-PB