Confira registros do nosso ato simbólico em frente ao IFPB campus João Pessoa (Jaguaribe), nesta quarta-feira, dia 19/05. Nossa manifestação entrou ao vivo como parte da programação nacional.
A educação precisa resistir! Quarta-feira (19/05) é Dia de Luta e Resistência em Defesa da Educação
“Estamos vivendo a mais grave crise que este país já viu. É uma crise econômica, é uma crise social e é uma crise antes de tudo sanitária. É uma crise que já poderia ter sido contornada na sua maior gravidade, só que o Governo Federal empurra a crise para frente com a barriga. Aposta em tratamentos sem qualquer eficácia contra a covid19. Não aposta na vacina, retarda a aquisição da vacina para a população.
Faz com que desse jeito a crise – que poderia já ter sido resolvida nos seus aspectos mais graves – seja empurrada para frente; fazendo com que famílias além de perder seus entes queridos, não tenham condições de se sustentar; faz com que as nossas instituições de ensino, que as instituições de saúde não tenham condições de se sustentar, exatamente quando o povo brasileiro mais precisa dos serviços de saúde e de educação.
É por isso que nós servidores e servidoras do Instituto Federal da Paraíba estamos nos reunindo simbolicamente na frente do nosso Instituto para defendê-lo! Para exigir que as verbas necessárias para seu pleno funcionamento sejam garantidas, para exigir vacina para todos e todas, auxílio emergencial que dê condições para as famílias sobreviverem e para reivindicar que a política do governo que leva à morte os brasileiros e brasileiras seja interrompida! E sabemos que pra isso, aquele que está na cadeira de Presidente precisa sair. Por isso estamos aqui exigindo: FORA BOLSONARO!”
Trecho da fala do Coordenador geral do SINTEFPB, Adolfo Wagner, disponível no vídeo abaixo.
Trecho de vídeo no ato. (Parte I)
Trecho de vídeo no ato. (Parte II)
🎥 Participação dos servidores e filiados ao SINTEFPB, Maria Lima e Erickson Melo, na live nacional:
https://youtu.be/wR1BOVLyMHs
ARTE É RESISTÊNCIA! – “El pueblo unido jamás será vencido”
( Inti Illimani )
Atos como este ocorreram em frente a Institutos e Universidades Federais em todo o país, convocados pelo SINASEFE, Andes-SN, Fasubra, Fenet e UNE. As pautas foram unificadas:
- Bolsonaro Inimigo da Educação
- Contra os cortes de verbas: pela recomposição dos orçamentos
- Gestão eleita é gestão empossada: basta de intervenções
- Contra o PL 5595/2020 – Educação não é serviço é direito
- Contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020)
- Pela revogação da Portaria MEC 983/2020
Vacina, Pão, saúde e educação: Fora Bolsonaro e Mourão – Em defesa da vida!
O vídeo completo do evento de hoje pode ser conferido pelo Youtube e conta com a participação de servidoras(es) e estudantes de diversos lugares do país: