Evento foi organizado pelo NEABI-IFPB e teve apoio do sindicato
Por Ascom SINTEFPB
O SINTEFPB participou da abertura do Novembro Negro do IFPB que aconteceu nesta sexta-feira (1), no Auditório José Marques no campus João Pessoa. O Novembro Negro 2024 tem como tema “Trânsitos ancestrais: caminhos para a Educação Antirracista” e está sendo organizado pelo NEABI|IFPB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal da Paraíba).
A mesa de abertura foi integrada pelo prof. do campus IFPB João Pessoa, João Edson Rufino, que é o organizador do evento e integrante do NEABI|IFPB; o coordenador-geral do SINTEFPB, Hélio de França; o diretor do campus João Pessoa, Ricardo Ferreira; o diretor de ensino do campus João Pessoa, Rafael Barros; a pró-reitora de extensão e cultura, Josi Batista; o pró-reitor de ensino, Neilor César; e a reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho.
Em sua fala, o coordenador-geral do SINTEFPB saudou a mesa e agradeceu o convite para a abertura do evento, enfatizou a importância do momento e relevância para o âmbito político e educacional.
“É muito importante o IFPB assumir o compromisso político com a educação antirracista e a reestruturação dos NEABIs é uma prova desse compromisso. O SINTEFPB se colocou frente à essa pauta contribuindo para que o prof. João Edson pudesse realizar esse lindo trabalho – não só aqui no campus João Pessoa, mas em diversos campi IFPB – com seu curso/palestra sobre Letramento Racial. É com muito orgulho que contribuímos e apoiamos esse trabalho”, discursou Hélio de França.
Também o professor João Edson Rufino agradeceu o apoio do sindicato e afirmou a importância de uma luta sindical que apoia e debate e a luta antirracista. Dos 21 campi IFPB, o professor João Edson esteve em 16 ministrando o seu curso de Letramento Racial.
“Quando eu era estudante não se tinha espaço para o debate antirracista, por isso fico muito feliz em ver que o calendário do IFPB marca esse mês como de luta e ainda coloca o 20 de novembro em seu calendário de ensino, portanto, é um avanço para nós estarmos debatendo aqui; enfatizo também a força e a importância que o sindicato me deu para realizar os cursos de Letramento Racial nos campi do IFPB”, frisou João Edson.
Após as falas, foi realizada uma conferência ministrada pela Prof. Dra. Catarina Almeida (UNB), com o tema “Políticas Públicas para Educação Antirracista: desafios para a próxima década”.
O Novembro Negro vai até o dia 30 de novembro com cursos, palestras, atividades e apresentações artísticas. Na noite desta sexta (1), às 18h, no pátio do campus João Pessoa, o multiartista Escurinho fará um show. Para conferir toda a programação acesse @neabi.ifpb.jp ou clique aqui